sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FORMAÇÂO EDUCAÇÃO ESPECIAL

O NEE no dia 30 de novembro realizou na Câmara de Vereadores o evento de encerramento das formaçãoes deste ano com seus professores de Sala de Recurso Multifuncional, com seus Monitores de Educação Especial, com professores da rede que participaram dos Diálogos na Educação 1ª e 2ª edição,  com as Escolas Especiais EMES e EMEEC e com equipes diretivas das escolas.
A palestra foi Inclusão Escolar no Brasil:   diretrizes, tendências e possibilidades, com professor da UFRGS Claudio Baptista que trouxe dados sobre a inclusão no Brasil, Espanha e Itália, bem como fez questionamentos a cerca da política de educação especial e seu funcionamento , apontando em sua fala que Gravataí tem estado a frente de muitas ações de inclusão.
Prof Claudio Baptista


Neste evento também foi comemorado a conquista do prêmio Medalha Paulo Freire, com o Programa de Trabalho Educativo, sendo entregue aos alunos da EJA/CEREJA que participam do PTE uma réplica da medalha e um certificado. Contamos com a presença de familiares, representantes das escolas de EJA/CEREJA e representantes dos locais onde estes alunos desempenham suas atividades, todos receberam certificaddos pela parceria no trabalho, foi um momento importante de reconhecimento e de conquista para todos por uma sociedade cada vez mais inclusiva.



Aluna CEREJA José Linck - Maria Isabel Reis Araújo

Aluna da EJA bom Jesus - Alice dos Santos

Aluna CEREJA NOva Conquista - Karen Morgana

Aluna CEREJA Osório - Héllen dos Santos Alves

Aluno da EMES - Fabrício Wistt da Silva

Aluno do CEREJA NOva COnquista - Diuri Rodrigues


CEREJA Nova Conquista recebendo o Certificado do Secretário de Educação Mário Taddei Sá representando as escolas de EJA/CEREJA

EMEI Bem me quer recebendo o Certificado representando os locais de trabalho educativo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FORMAÇÃO de Encerramento do NÚCLEO de EDUCAÇÃO ESPECIAL

No próximo 30 de novembro de 2011, ocorrerá na Câmara de Vereadores de Gravataí a partir das 18h30min a formação que marcará o encerramento de atividades de Formação do Núcleo de Educação Especial.
Na programação teremos a palestra do Prof Claudio Baptista com a temática "Política Nacional e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva", na sequência o NEE apresentará seus trabalhos e realizará a premiação da Medalha Paulo Freire.
O público convidado para este evento são: participantes do I e II Diálogos - Um Novo Olhar para a Educação Especial, Professores das Salas de Recurso Multifuncional, Monitores da Educação Especial, Equipes Diretivas, EMES, EMEEC e familiares dos alunos de EJA/CEREJA do Trabalhp Educativo.

Formação para Professores pela SRM - 3º Encontro



Em 21 de novembro todos os NAES através de seus professores da SRM realizaram o 3º Encontro de formação com professores da rede que tem alunos com deficiência. Foi desenvolvido a temática da Deficiência Física e Autismo.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Altas Habilidades/Superdotação

Para dar continuidade a formação "Diálogos na Educação: Um Novo Olhar para a Educação Especial" , estamos propondo este espaço para debatermos o assunto acima.
Esperamos a participação de todos e a interação com seus colegas na troca de informações e reflexões.
Para iniciar nossas discussões, selecionamos alguns trechos do material publicado pelo MEC e que servirão como suporte para o estudo e realização da atividade complementar.
" ... os talentos humanos são os bens mais preciosos de uma nação."       "Torna-se nossa tarefa, enquanto educadores, conhecer os pontos fortes e os interesses do aluno, suas necessidades cognitivas, sociais e afetivas peculiares, a fim de dar-lhes oportunidades  de construir seu próprio conhecimento no seu próprio ritmo. Talvez assim possamos transformar suas potencialidades e promessas, visualizadas em seus primeiros anos, em certezas e realizações."
" Drª. Zenita Guenthe reflete que o nosso papel, enquanto educadores, é
o de “encaminhar o desenvolvimento de pessoa e encontrar a melhor e mais apropriada forma de prover a cada um aquilo de que ele necessita
para se tornar o melhor ser humano que pode vir a ser."
" Guenther (2006) nos lembra que “ a capacidade e talento humano se desenvolvem, e se expressam em produção superior, desde que o potencial seja identificado, estimulado, acompanhado e orientado."
Questões para reflexões:
  • David Lewis, cita que o bom exito da aprendizagem depende de três fatores(informação, motivação e segurança) fundamentais e recomenda que os educadores considerem  três papéis (aventureiro, artista e atleta) que as crianças precisam desenpenhar para desenvolver seu potencial. Comente!
  • Como alcançar a responsabilidade compartilhada entre o professor de sala de aula e o professor da SRM para o desenvolvimento de talentos e a oferta de oportunidades ao aluno superdotado?
  • O autor Jonh Feldhusen aborda no texto uma visão interacionista da superdotação percebida como uma interação entre a genética e o ambiente. Comente!
  • No conceito de superdotação proposto por Renzulli (Teoria do Três Anéis) qual a tarefa da escola? 
Orientações:
Cada participante deverá postar pelo menos 1 comentário a respeito dos ítens acima e postar pelo menos 3 comentários nos comentários dos colegas, identificando seu nome e o NAE que participa.
  • No texto acima clique em MEC para localizar os textos para estudo.Escolha um dos textos e ressalte os aspectos mais importantes  e encaminhe para o e-mail  educacaoespecial@gravatai.rs.gov.br
As atividades propostas devem ser concluídas até dia 30 de novembro de 2011!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prêmio Medalha Paulo Freire - MEC

A SMED através do NEE, participou da seleção do Prêmio Medalha Paulo Freire - MEC que este ano abordou o tema Educação de Jovens e Adultos e a interlocução com o mundo do trabalho.
O projeto Trabalho Educativo foi premiado entre diversos projetos de todo Brasil. Em dezembro irá receber a medalha.
Mais informações!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diálogos da Educação Um Novo Olhar para a Educação Especial - 2ª Edição

O NEE em parceria com as professoras das SRM irá realizar durante o segundo semestre a 2ª edição dos Diálogos da Educação Um Novo Olhar para a Educação Especial.
O objetivo desta formação será trabalhar com os professores da rede municipal que tenham alunos com deficiência incluídos em sua sala de aula, promovendo a ampliação do conhecimento e troca de experiências.

FORMAÇÃO MONITORES

O NEE organizou durante este ano um programa de formação para os monitores de educação especial com o objetivo de desenvolver um trabalho integrado e produtivo com os alunos e proporcionar a troca de experiências entre eles.
Ja foram realizadas duas formações no primeiro semestre a primeira com a temática geral da educação especial e do papel e trabalho dos monitores com relato de experiências de alguns e a segunda com temáticas específicas na área de locomoção e mobilidade com a fisioterapeuta, na área dos aspectos de desenvolvimento com o psicólogo e a área de tecnologias assistivas com a terapeuta ocupacional.
Os monitores tem sido uma peça fundamental para os processos de inclusão e as formações tem sido um espaço importante de encontro, de trocas e de conhecimento.

segunda-feira, 21 de março de 2011

MONITORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê na legislação o apoio  ao professor de sala de aula regular que tem alunos om deficiência, altas habilidades e transtorno global do desenvilmento.
Em Gravataí a SMED através do NEE trabalha com o apoio realizado por monitores de educação especial que auxiliam tanto nas questões pedagógicas quanto nas necessidades funcionais do aluno. No ano de 2011 estamos com 130 monitores distribuidos nas diferentes escolas e que vem de forma muito importante contribuindo para o processo de inclusão no município.

segunda-feira, 7 de março de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DA SRM

Neste ano o NEE organizou um programa de formação para os Professores de Sala de Recurso Multifuncional que ocorrerá todo mês, sempre  na última segunda feira,  e tem como finalidade principal as trocas entre estes profissionais e o desenvolvimento do trabalho em SRM.
Estas formações serão um espaço para o conhecimento, para as experiências e para auxiliar a construir a política da educação especial e o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades na rede regular de ensino.