O NEE organizou durante este ano um programa de formação para os monitores de educação especial com o objetivo de desenvolver um trabalho integrado e produtivo com os alunos e proporcionar a troca de experiências entre eles.
Ja foram realizadas duas formações no primeiro semestre a primeira com a temática geral da educação especial e do papel e trabalho dos monitores com relato de experiências de alguns e a segunda com temáticas específicas na área de locomoção e mobilidade com a fisioterapeuta, na área dos aspectos de desenvolvimento com o psicólogo e a área de tecnologias assistivas com a terapeuta ocupacional.
Os monitores tem sido uma peça fundamental para os processos de inclusão e as formações tem sido um espaço importante de encontro, de trocas e de conhecimento.
O autor Jonh Feldhusen aborda no texto uma visão interacionista da superdotação percebida como uma interação entre a genética e o ambiente. Comente!
ResponderExcluirEste estudioso da áres de superdotação que a genética conta, mas o processo de aprendizagem nos moldes interacionista é muito significativo, pois sem estimulos e motivações para desenvolver as altas habilidades de um filho no lar ou mesmo do aluno na escola, se perde potenciais significativos. Sendo cada ser único nas suas potgencialidades temos que dispor de observação, avaliação e vontade de fazer algo por eles.
Mari EM, Barbara e Osório